• Carrinho Vazio.
  >  Mobiliário Infantil   >  Quarto Montessoriano: características e inspirações
Estilo Montessori: Inspirações para quarto infantil - Estúdio Tauga

Quarto Montessoriano: características e inspirações

Dicas para montar um quarto Estilo Montessori para o seu filho!

Independência e autonomia para o livre desenvolvimento infantil: essa é a premissa básica da metodologia desenvolvida por Maria Montessori, uma pedagoga italiana que dedicou boa parte de sua vida para defender sua tese de que, sim, bebês e crianças têm capacidade de se desenvolverem, em boa parte, sem a ajuda dos adultos – apenas com estímulos.

Por que deixá-los mais livres? Porque crianças mais independentes e seguras de si (e de suas capacidades), tornam-se adolescentes e adultos mais seguros, com menos problemas psicológicos (como autoestima, por exemplo) e que sabem seus deveres, suas qualidades, suas capacidades…

Para Maria Montessori, a regra é clara: nunca ajude uma criança numa tarefa que ela se sente capaz de realizar. Isso significa que, desde que haja segurança para tal, a criança deve tentar realizar tarefas diárias sozinhas, como levantar, pegar um livro, alcançar um brinquedo, limpar o que sujou, guardar suas coisas, escolher sua roupa, entre outras atividades.

E a decoração montessoriana faz com que tudo isso seja possível. Para tanto, os móveis estão sempre na mesma altura das crianças, para que eles vejam e alcancem tudo o que quiserem.

A cama, por exemplo, fica próxima ao chão. As prateleiras também são mais baixas, e por aí vai. Dessa forma, os pequenos podem usar sua curiosidade natural para aprender, explorar e entender o que conseguem e o que ainda não conseguem. Ou seja, o aprendizado se torna parte do brincar e do descobrir do dia a dia.

Veja abaixo as principais características montessori’s para arquitetura e decoração e, então, mande a ver num novo espaço kid na sua casa!

Espelhos:

Espelhos são importantes para que as crianças possam se ver e se reconhecer. Além disso, é um estímulo visual muito interessante, uma vez que amplia o espaço.

Tapetes:

Ótimo para despertar diferentes sensações de texturas e temperaturas!

Prateleiras:

Prateleiras baixas, com livros e outros objetos infantis, para que eles consigam escolher o que querem e, além disso, possam pegar sozinhos.

Estante Gloop 2.0 Quarto Montessori Estúdio Tauga
Espaço de leitura e criatividade:

Aquele cantinho perfeito para as crianças se sintam confortáveis para ler, escrever, desenhar e soltar a criatividade. Para isso, garanta uma cadeira espaçosa no espaço. Se quiser incrementar, uma mesinha com alguns lápis e papeis também cabe muito bem. E, é claro, tudo numa altura pensada para eles.

Mesa Gloop Estilo Montessori Estúdio Tauga
Cama/Berço:

Você já viu a famosa cama de casinha que ganhou força no mundo da decor infantil nos últimos anos? Essa cama-casinha é feita nas premissas montessorianas. Pois é! Reparou como são modelos baixos? A intenção é muito mais do que simplesmente decorar o quarto. A principal razão disso é para que babies e kids consigam levantar e deitar a hora que bem entenderem.

Cadeira Alli Estilo Montessori Estúdio Tauga

Preparado para montar um espaço que estimule o livre desenvolvimento do seu filho? Os móveis do Estúdio Tauga com certeza podem fazer parte disso. Acesse nossa loja virtual e veja todas as opções! Embarque conosco também em uma aventura pelo Instagram @estudiotauga, onde sempre postamos conteúdos interessantes, divertido e informativo. Esperamos vocês por lá!

Publicar um comentário